Vila Velha inicia vacinação de professores contra a Covid-19

Teve início hoje em Vila velha a imunização da categoria dos professores contra a Covid-19. A previsão é que, ao todo, 468 professores recebam a primeira dose da vacina, no Ginásio do Tartarugão.

A vacinação não ocorrerá por agendamento e a listagem, contendo local, data e horário está disponível no site da Secretaria Estadual de Educação – SEDU. Entre os nomes estão professores estaduais, municipais e de escolas privadas.

As imunizações acontecerão por ordem alfabética e seguindo os protocolos sanitários, com o atendimento de 35 pessoas a cada trinta minutos.

Conforme anunciado pelo Governo do Estado, a vacinação dos profissionais da educação seguirá o critério de prioridade estabelecida pelo Plano Estadual de Imunização, seguindo os critérios definidos pela Resolução CIB/SUS-ES nº46/2021. A faixa etária neste primeiro momento será de 50 a 59 anos.

Segundo a secretária de Educação de Vila Velha, Fabiana Kauark, o momento é de muita satisfação: “Como educadora, não posso conter a minha felicidade por iniciarmos em Vila Velha a imunização dos nossos colegas. A educação é reflexo do amor à vida, afinal, quem ama vacina e quem ama cuida”, declarou.

O acompanhamento da imunização acontecerá por meio de listagem nominal dos professores contemplados a cada fase da vacinação. As listas enviadas pelos municípios e instituições para compilamento pela Sedu será atualizada semanalmente e enviada à Secretaria de Estado da Saúde, que repassará a listagem para os municípios.

“Para nós é de extrema importância poder imunizar mais esse público prioritário, que está na linha de frente atuando com outros grupos. São trabalhadores que lidam diariamente com muitos alunos de diferentes realidades”, disse a secretária de Saúde, Cátia Lisboa.