Vacinação contra Covid-19 e gripe disponível em todas as salas de vacinação de Linhares

Linhares continua com a meta de ampliar a cobertura vacinal contra a Covid-19 e contra a gripe e todas as salas de vacinação das unidades de saúde do Município estão abertas para receber a população, das 7h30min às 16 horas.

Nesta semana, as salas de vacinação irão funcionar até a próxima quinta-feira, dia 30, já que no dia 31 é ponto facultativo nas repartições públicas municipais em decorrência do feriado de Ano Novo.

Estão disponíveis as doses D1, D2 e D3, além da vacina contra a Influenza, sem precisar agendar horário. Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Os intervalos para a aplicação da vacina contra a Covid-19 entre a segunda e terceiras doses são os seguintes: acima de 60 anos, o ciclo é de três meses. Abaixo de 60 anos e acima de 18 anos, o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço (D3) é de quatro meses.

Vale relembrar os ciclos da vacinação entre a primeira e segunda doses. A aplicação da segunda dose deve respeitar os intervalos que seguem:  imunizante Astrazeneca, ciclo de 56 dias; Coronavac, 28 dias; Pfizer, ciclo de 56 dias. Em Linhares, 21 mil pessoas não retornaram às unidades de saúde para receber a segunda dose dos imunizantes.

Influenza

Com avanço do número de casos de H3N2 no Espírito Santo, a secretaria municipal de Saúde de Saúde de Linhares ressalta a importância das pessoas buscarem a vacina contra a Influenza, que protege contra os principais vírus da gripe em circulação no Brasil, incluindo o H3N2 e o H1N1.

Desde abril, a campanha de imunização contra a Influenza acontece em todo o país e, neste momento, todas as pessoas com mais de seis meses de idade podem receber a vacina. Para receber a vacina contra a Influenza, as pessoas devem ir até um dos pontos de vacinação e apresentar um documento original com foto ou CPF, e a carteira de vacinação.