Vacina HPV para meninos e meninas entre 15 e 26 anos

A Secretaria de Saúde de Vitória (Semus) abre, neste sábado (13), às 10 horas, agendamento para vacina HPV Quadrivalente, para meninos e meninas, na faixa etária de 15 a 26 anos de idade.

“Conforme orientação do Estado, vamos otimizar o uso da Vacina HPV Quadrivalente e ampliar, temporariamente, a faixa etária até utilizarmos as 800 doses que temos em estoque”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Tatiane Comério.

A vacinação será realizada na segunda (15) e terça-feira (16) nas unidades de saúde de Jardim Camburi, Bairro República, Santo Antônio, Ilha de Santa Maria, Vitória, Conquista e Maruípe.

Para fazer o agendamento online basta acessar o link agendamento.vitoria.es.gov.br ou o aplicativo Vitória On-line.

Vacina
O esquema vacinal para esta faixa etária, iniciado a partir dos 15 anos de idade, consiste em três doses: zero, dois e seis meses.

A vacina HPV Quadrivalente é segura, eficaz e é a principal forma de prevenção contra o aparecimento do câncer do colo de útero, quarta maior causa de morte entre as mulheres no Brasil.

Nos homens protege contra os cânceres de pênis, orofaringe e ânus. Além disso, previne mais de 98% das verrugas genitais, doença estigmatizante e de difícil tratamento.