PT pede ao STF afastamento do Ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles

O deputado Airton Faleiro (PT-PA) afirmou, nesta quinta-feira (20), que o partido dele pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o afastamento do ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles.

“Eu vou antecipar aqui a iniciativa da nossa bancada do PT hoje junto ao STF, entramos com uma queixa-crime pedindo que o ministro Ricardo Salles seja afastado da sua função”, declarou.

“Se está sendo investigado, ele tem que ser afastado, assim como o presidente do Ibama foi afastado, porque está no topo da hierarquia e pode, sim, influenciar, atrapalhar as investigações”, acrescentou o parlamentar.

Leia também: EXCLUSIVO | Bolsonaro não pretende afastar ou demitir Salles do cargo de ministro

Nesta última quarta-feira (19), Salles foi alvo de busca e apreensão no âmbito de uma força-tarefa que investiga exportação ilegal de madeira.

Vale lembrar que as diligências da Polícia Federal (PF) foram autorizadas por Alexandre de Moraes, ministro da Suprema Corte.

A Procuradoria-Geral da República se manifestou, em nota oficial, e frisou que não foi consultada sobre a operação. A PGR também apontou que, em análise preliminar, pode ter havido violação do sistema constitucional acusatório.

Em entrevista coletiva a jornalistas, Ricardo Salles negou qualquer irregularidade e se mostrou tranquilo.

Segundo ele, “a narrativa que foi levada ao ministro Alexandre de Moraes não é verdadeira, várias das informações ali não condizem com a realidade e isso será demonstrado rapidamente”.