Presidente da Câmara de Vereadores de Linhares denúncia descaso da prefeitura com população de bairro carente

Em um dos bairros mais populosos e mais carente de Linhares, o esgoto corre a céu aberto e invade quintais e casas de moradores, que já não sabem  a quem recorrer.

A situação se torna mais grave, quando se vê nos quatro cantos da cidade, anúncios e mais anúncios em clima festivo, de novas obras e assinaturas de ordens de serviços dados pelo chefe do executivo.

A cena lastimável que foi registrada pelo Presidente da Câmara de Vereadores de Linhares Ricardo Bonomo (PRB) o (Ricardinho), é a demonstração que mesmo agora em ano eleitoral, o que aparenta, é que se busca aplausos e palanque com novos anúncios de obras, e não se dá a devida atenção as reais dificuldades que o povo enfrenta no seu dia a dia.

“A Câmara de Vereadores já cobra intervenção do município desde 2017, mas ainda não houve retorno aos moradores de uma rua do bairro Shell, em Linhares, estão com uma grande dor de cabeça. O esgoto da rede está voltando para as ruas e casas.

Quem vive lá diz que o problema só aparecia em época de chuvas, mas, agora, é diário. Os problemas acontecem na rua Waldir Durão, onde mora a dona Ivone Silva. Ela diz que já procurou o município, mas não teve retorno”, desse Ricardinho.

“Eu já fui atrás muitas vezes, entendeu? Mas eles falam que não tem como. Eu chego aqui em casa e fico triste porque vejo a mesma coisa. Eu tiro água daqui todo dia, eu não sei o que faço mais”, lamenta Dona Ivone.

Para não ter contato com os dejetos que voltam para o quintal da casa dela, a dona Ivone colocou pedaços de madeira por toda a área, que funcionam como pontes, para que ninguém pise no esgoto.

Sobre a situação, a Câmara de Vereadores já cobra um posicionamento do município há três anos, como explica o presidente da Casa, Ricardo Bonomo, que esteve nesta sexta-feira (14) lá no bairro. De 2017 a 2019, somente o vereador encaminhou quatro requerimentos à Secretaria Municipal de Obras.

Em dezembro de 2018, o legislativo chegou a publicar uma lei (Lei nº 3.810) autorizando a Prefeitura de Linhares a fazer um financiamento de até R$ 35 milhões para obras de drenagem, saneamento e pavimentação do local, mas como se vê até agora esses recursos não tem chegado a quem mais precisa.

“Já mandei um ofício ao secretário de Obras para saber como andam as licitações. Hoje nos deparamos com isso aqui e nenhum sinal ainda de andamento para essas obras. Então eu vou convocar o prefeito para uma reunião para que possamos dar soluções para o pessoal do Shell”, afirma o presidente.

 

Nota da Prefeitura

“A secretaria de obras e serviços urbanos informa que a região foi parcelada sem o devido ordenamento e, em área de lagoa, assim, sofre com ocorrências de alagamentos em função de chuvas e ligações irregulares de esgoto.

Para dar condições adequadas a população a secretaria de obras está elaborando projeto de macrodrenagem, que incluirá também os serviços de esgotamento sanitário. Tão logo o projeto esteja concluso o procedimento licitatório para contratação de empresa para execução dos serviços será iniciado.”