Prefeitura de Vila Velha não irá tolerar animais soltos em vias públicas

A Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, assinou contrato com nova empresa que irá atuar no serviço de recolhimento de animais de grande porte que se encontram soltos em vias públicas.

A captura e recolhimento será feita com todos os animais que estiverem livres em vias públicas, podendo causar acidentes e transmissão de doenças, além dos animais que estiverem em situação de maus tratos.

Segundo o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, a Secretaria de Meio Ambiente promoverá ações contínuas:

“Vamos cumprir a ordem da gestão, de que não iremos mais tolerar maus tratos em animais e nem o trânsito dos mesmos em vias públicas. Serão realizadas fiscalizações todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados, com itinerário pré-definido, de acordo com a incidência monitorada dos registros da Ouvidoria”, ressaltou.

O coordenador de Bem Estar Animal, Celso Christo, orienta que o munícipe que verificar a presença de animais soltos em vias públicas, deve acionar a Prefeitura: “Quando existir condições de maus tratos, é necessário registrar chamado pela Ouvidoria, no telefone 162, ou acionar a Guarda Municipal, para que a demanda seja encaminhada para a Secretaria de Meio Ambiente”, explicou.

Entenda mais sobre a apreensão:

– Animais de grande porte, como cavalos e bovinos, quando recolhidos, serão transportados em caminhão de transporte específico;

– Os animais serão encaminhados para a clínica especializada do prestador de serviço, que disponibiliza uma área verde onde o animal é cuidado e recebe o tratamento adequado durante o período que ficar sob seus cuidados.

– O tutor que quiser recuperar o animal resgatado, desde que o mesmo não tenha sido capturado por maus tratos ou que esteja causando risco iminente de acidente automobilístico, deve entrar em contato com a Coordenação de Bem Estar Animal, em até sete dias após a captura do animal. Deve entrar em contato por meio do e-mail: bemestaranimal@vilavelha.es.gov.br

– Somente após o pagamento da multa gerada pela fiscalização e pagamento dos custos de todas as despesas do animal, além da assinatura de um termo de compromisso, o animal pode ser retirado pelo proprietário, caso o mesmo não tenha sido capturado por maus tratos ou envolvimento em acidente automobilístico.

– Os animais que não forem retirados no prazo de sete dias poderão ser doados pela empresa responsável pela captura.

– Dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail: bemestaranimal@vilavelha.es.gov.br