Prefeito de Linhares decreta quarentena de 14 dias

O prefeito de Linhares Guerino Zanon (MDB), publicou na tarde desta quinta-feira, o decreto que coloca o município de Linhares por 14 dias em quarentena, seguindo a posição do Governo Estadual, que foi a anunciada na terça-feira (16), durante coletiva de imprensa do Governador do Estado, Renato Casagrande, válido para todo o Espírito Santo a partir desta quarta-feira (17) até o próximo dia 31 de março, que a partir de hoje será seguido pelo Município de Linhares em alinhamento ao Decreto nº 4838-R do Governo do Estado.

Para o cumprimento de tais medidas, o Município publicou o Decreto 320, de 18 de março de 2021, que decreta que terão vigência no âmbito do Município de Linhares todas as medidas qualificadas extraordinárias de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) previstas no decreto estadual.

O decreto considera ainda o disposto na Lei Municipal 3.931 do dia 5 de junho de 2020, que declara a essencialidade para a saúde pública dos serviços de educação física, esportes e afins, que autoriza o funcionamento das academias durante vigência das medidas qualificadas extraordinárias previstas no decreto Estadual 4838-R. Uma série de restrições deverão ser seguidas pelos estabelecimentos para que possam funcionar.

Até essa quarta-feira (18), o Município de Linhares contabilizava 17.241 infecções confirmadas e 231 óbitos em decorrência da Covid-19.

A íntegra do Decreto está anexado a este release.

Serviços públicos

As repartições públicas e departamentos do Município manterão o expediente interno  normal durante o período de quarentena.

Contudo, como medida para inibir a disseminação do coronavírus (Covid-19) no município, o atendimento presencial será por meio de agendamento, atendimento eletrônico ou telefônico, conforme a determinação de cada órgão, a partir desta sexta-feira (19).

Educação

As aulas em todas as unidades de ensino da Educação Infantil e Ensino Fundamental da rede municipal também foram suspensas, conforme decreto do Governo do Estado. A Secretaria de Educação informa que o Calendário Escolar não será interrompido.

Até o retorno das aulas presenciais, os alunos continuarão com as Atividades Pedagógicas Não Presenciais (APNPs) sendo realizadas de casa, recebendo todo o suporte das escolas onde as crianças estão matriculadas, e dos professores que vão trabalhar em home office.