Poliomielite e Sarampo: Linhares atinge meta de vacinação e doses ainda são ofertadas até 18 de dezembro

O Ministério da Saúde prorrogou, até o dia 18 de dezembro, a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e Sarampo. O município de Linhares já bateu a meta de vacinação preconizada pelo órgão ministerial, que é de 95% do público-alvo.

No entanto, a vacinação contra as duas doenças continua sendo ofertadas nas Unidades de Saúde, no horário das 7 às 16 horas.

É importante identificar o dia e horário de funcionamento das salas de vacinação de cada Unidade.

A expectativa da Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde, quanto à poliomielite – também conhecida como paralisia infantil – é imunizar 9.454 crianças a partir dos 12 meses a menores de 5 anos de idade até o final da campanha. Enquanto contra o sarampo, é imunizar toda a população entre 20 e 49 anos de idade.

As doenças

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda (manchas na pele), altamente transmissível e contagiosa, que pode evoluir com complicações e levar ao óbito.

A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias, no período de quatro a seis dias antes do aparecimento do exantema.

Já a poliomielite é uma infecção contagiosa causada pelo poliovírus selvagem, que pode afetar o sistema nervoso e levar à paralisia parcial ou total.

A pólio está erradicada no Brasil desde 1994, porém, ainda existe a presença do vírus que transmite a doença em outros países, como o Paquistão e o Afeganistão. A vacinação é a única forma efetiva de prevenção contra a doença.