Mais de 50% da população vacinável de Linhares já recebeu a primeira dose contra a Covid-19

Linhares registrou, nesta segunda-feira (12/7), a marca de 53% da população do Município com mais de 32 anos vacinada contra o coronavírus. São mais de 68 mil pessoas imunizadas com uma dose pelo menos até este momento.

Mais de 28 mil já completaram o esquema completo da imunização com a segunda dose ou dose única. A população vacinável de Linhares, de acordo com o Ministério da Saúde, é de 127.008.

A previsão é que, com os demais envios de doses previstos para os próximos meses, o Município consiga vacinar todas as pessoas acima dos 18 anos com ao menos uma dose até 20 de setembro. A mais recente distribuição de vacinas pela Secretaria da Saúde (SES) ocorreu na última sexta-feira (9/7), quando foram entregues ao município 4.588 mil doses.

Até o momento, Linhares já aplicou 96.373 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 68.188 com a primeira dose e outras 28.185 pessoas com a segunda dose e/ou dose única. Deste total, as equipes da secretaria municipal de Saúde já aplicaram a vacina em 54.074 mulheres e 42.299 homens.

Do total de doses aplicadas, 45.439 são do imunizante da Astrazeneca; 35.456 são da Coronavac; 10.181 da Pfizer e outras 5.297 doses do imunizante da Janssen.

“Estamos próximos de concluir a vacinação de mais um grupo prioritário muito importante dentro da estratégia de combate à pandemia em Linhares, que é a população em geral acima dos 32 anos”, afirmou Saulo Rodrigues Meirelles, secretário municipal de Saúde.

“Seguimos imunizando os linharenses com velocidade e agilidade, ampliando cada vez mais o número de grupos prioritários atendidos e, nos próximos dias, também vacinando a população geral acima dos 30 anos”.

“Sabemos que apenas a vacina, com imunização da maior parcela da população, é que vai dar segurança para preservar vidas e permitir o retorno à normalidade, até para que a economia possa voltar a reagir mais fortemente”, disse o prefeito de Linhares, Guerino Zanon.

Guerino pontua que Linhares já demonstrou para o Espírito Santo que é um dos municípios que mais vacina e pede que a população retorne às unidades de saúde para tomar a segunda dose.

“Isso significa proteção da nossa população. Pedimos que a população se mobilize, porque a vacina é segura, é eficaz, e deve ser somada aos demais cuidados que todos nós temos de ter, como uso de máscara e distanciamento. É de extrema importância que a população que já recebeu a primeira dose retorne à unidade de saúde para a segunda dose”, destacou Guerino.