Linhares: Vereador desmente Secretário de Saúde

Na tarde de ontem quarta-feira (31/04), dois dias após o Secretario Municipal de Saúde de Linhares Saulo Meireles ter participado da Sessão da Câmara dos Vereadores, e “negar” que corpos de pessoas mortas por Covid, estariam sendo guardados no mesmo local de pessoas que foram a óbito por outros motivos, o vereador Ronad Passos (DC) o (Roninho), foi ao Hospital Geral de Linhares (HGL), e constatou após várias denúncias de parentes, donos de funerárias e servidores públicos, que o Secretário de saúde mentiu para os vereadores e toda população, na Sessão transmitida ao vivo, que este fato estaria acontecendo em Linhares.

Em suas redes sociais o vereador escreveu:

“Nesta tarde, fui ao Hospital Geral de Linhares (HGL), para verificar a situação do local em decorrência das últimas denúncias que ocorreram, infelizmente, o que me foi informado e o que pude presenciar, foi realmente revoltante e entristecedor.

O local onde os corpos ficam à espera do Instituto Médico Legal ou da funerária, devido ao grande número de mortes nos últimos dias, não está conseguindo funcionar da maneira que deveria.

Devido a tal problema, pessoas que falecem em decorrência do Covid-19 são postas indiscriminadamente junto de outras, fazendo com que, sem necessidade, outros funcionários fiquem expostos ao risco de contaminação.

Precisamos dar mais dignidade para os trabalhadores e para as pessoas que nos deixaram “, disse o vereador.  

Conforme noticiado pelo site Norte Notícia, o vereador Roninho questionou o Secretário de Saúde de Linhares, na Sessão da última segunda-feira (29/03), sobre a grave denúncia, mas o secretário negou categoricamente.

Vereador Roninho: Eu vi agora em um site, que os corpos das pessoas que morreram de Covid, estão ficando no mesmo local de pessoas que morreram de outras doenças, essa informação é verídica, e ser for pode ser feito alguma coisa para prezar pela saúde e segurança dos funcionários de funerárias e dos servidores públicos?

Secretário de Saúde: “Em relação aos corpos, não existe essa mistura”

Após constatar o fato, o vereador usou suas redes sociais para desmentir o Secretario, e comprovou em loco, que as denúncias feitas pelos profissionais das funerários e servidores públicos e negadas pelo Secretário de Saúde, infelizmente são verdadeiras. 

Linhares já recebeu 28 milhões de reais para o combate ao Covid-19

Durante sua fala na Câmara de Vereadores, o Secretário de Saúde Saulo Meireles, disse que Linhares já recebeu um total de 28 milhões de reais para o combate a pandemia do coronavírus, mesmo assim, a cidade ocupa o sexto lugar no Estado em número de óbitos.

“Em 2020 Linhares destinou 22 milhões com gasto direto com o Covid, e só no ano de 2021 já foram 6 milhões processados”, disse o Secretario.

Apesar da cidade ter recebido verbas federais e estaduais para o combate a pandemia do Covid-19, após um ano o Hospital Geral de Linhares (HGL), tido como referência no combate a pandemia do município, ainda não tem um lugar específico para alojar os corpos das vítimas do Coronavírus.

Nesta quinta-feira (01/04), o município contabilizou 259 óbitos, vítimas da pandemia do Covid-19.