Linhares vai receber mais 2 mil doses de vacina contra Covid-19 e vai iniciar a imunização dos idosos com 69 anos

Linhares vai receber no início desta semana mais uma remessa de vacinas contra a Covid-19. O lote deve chegar ao Município nesta terça-feira (3) e seguirá para a sede da Vigilância Epidemiológica, onde será organizada para distribuição às unidades de saúde. Nesta remessa, são 2 mil doses da Coronavac, produzidas pelo Instituto Butantan/Sinovac. Linhares já vacinou 14,2 mil pessoas contra a doença.

Com as novas doses, será iniciada a vacinação de mais um grupo prioritário: a dos idosos entre 65 e 69 anos. A imunização ocorrerá de forma decrescente, começando pelas pessoas com 69 anos e avançará aos demais assim que novas doses forem enviadas pelo Ministério da Saúde. O Município possui aproximadamente 5500 idosos entre 65 e 69 anos.

“Queremos que as vacinas cheguem nos braços dos linharenses para aumentar a imunização no Município todo”, disse o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

“Com as novas remessas, estamos descendo para base da pirâmide populacional e precisamos usar toda a nossa capacidade de vacinação para acelerar esse processo, o que vêm sendo executado com excelência pelas nossas equipes de vacinação”, enfatizou o secretário.

Mutirão vacina 2,2 mil idosos

No mutirão realizado no último sábado (27), as equipes da secretaria municipal de Saúde vacinaram 2,2 mil idosos de 70 anos acima. A aplicação da primeira dose aconteceu em 31 unidades de saúde da sede e do interior do Município, das 8 às 15 horas.

Os idosos de 70 anos acima que ainda não receberam a primeira dose do imunizante devem se dirigir à unidade de saúde do território onde reside para a aplicação da mesma.

Trabalhadores da Saúde

Outro grupo prioritário que terá a vacinação ampliada é a dos trabalhadores de saúde. A partir desta segunda-feira (29), a primeira dose do imunizante estará disponível para os trabalhadores entre 35 e 40 anos.

Para este público, a vacinação ocorre em duas unidades de saúde: Lagoa do Meio e bairro Conceição.

A vacinação em linhares começou com aqueles que estão na linha de frente, mas o grupo dos profissionais da saúde inclui todos os trabalhadores que atuam na área, seja em hospitais, clínicas, ambulatórios ou laboratórios, unidades de pronto atendimento ou unidades básicas de saúde.