Linhares intensifica vacinação antirrábica em comunidades do interior

Nesta semana, equipes da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), da Secretaria Municipal de Saúde, estarão nas Unidades Básicas de Saúde de São Rafael, Japira e Rio das Palmas para realizar a vacinação de cães e gatos contra a raiva animal.

De acordo com o calendário de vacinação, na próxima quarta-feira (28) a ação será realizada no distrito de São Rafael, das 7 às 13 horas. Na quinta-feira (29), a vacinação acontece em Japira, das 7 às 13 horas.

Já na sexta-feira (30), a vacinação de cães e gatos será na comunidade de Rio das Palmas, das 7 às 10 horas.

A ação no interior do município visa atender aqueles que não conseguem se deslocar à sede do município para a vacinação. A ação teve início nas propriedades rurais do distrito de São Rafael e já vacinou mais de 1 mil animais.

“Nosso objetivo é garantir que os cães e gatos do interior sejam todos vacinados”, destacou o assessor técnico da Vigilância Ambiental, Sérgio Lubiana.

Ainda, conforme Lubiana, o Dia D de Vacinação contra a doença será divulgado posteriormente assim que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) definir a data, que irá acontecer nos postos de vacinação dos bairros da sede. Na ocasião devem ser imunizados cerca de 30 mil animais, entre cães e gatos.

São vacinados cães e gatos a partir do terceiro mês de vida. As fêmeas, que estejam prenhes ou amamentando, também podem ser vacinadas. Animais doentes ou em tratamento não devem ser vacinados e os proprietários devem apresentar a carteira de vacinação e, caso ainda não a tenha, receberão uma no ato da imunização.

Vacinação na sede

Moradores da sede do município, que pretendem imunizar seu animal de estimação, podem se dirigir à Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ), no bairro Três Barras. O atendimento acontece de terça a quinta-feira, das 7h30 às 16 horas. Não é mais necessário realizar agendamento.

“A distribuição da vacina foi normalizada pelo Ministério da Saúde permitindo a realização da campanha em todo o município. Com isto, não se faz necessário o agendamento.

Basta se dirigir à Unidade de Vigilância no horário de atendimento. Em razão da pandemia, pedimos a todos que evitem aglomerações e usem máscara”, diz a veterinária e responsável técnica da UVZ, Marcelle de Almeida Amaral.