Linhares é classificada para Risco Baixo em casos de contaminação pelo coronavírus

O município de Linhares entrou para a lista de cidades capixabas com Risco Baixo para a transmissão do novo coronavírus (Covid-19), de acordo com o 23º Mapa de Gestão de Risco (Portaria SESA nº 187-R), divulgado pelo Governo do Estado do Espírito Santo. O novo mapa de risco tem vigência a partir desta segunda-feira (21) até o próximo domingo (27).

A Matriz de Risco de Convivência considera no eixo de ameaça: o coeficiente de casos ativos por município dos últimos 28 dias, além da quantidade de testes realizados por grupo de mil habitantes e a média móvel de óbitos dos últimos 14 dias.

Já o eixo de vulnerabilidade passa a considerar a taxa de ocupação de leitos potenciais de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19, isto é, a disponibilidade máxima de leitos para tratamento da doença.

Diante desse novo cenário, com base na Portaria SESA nº 100-R, os estabelecimentos comerciais do município podem funcionar com medidas qualificadas de 1 (um) cliente por 10m², sendo obrigatório o uso de máscaras para funcionários e clientes, distanciamento social em filas e disponibilização de álcool para higienização, sem restrição de horário de funcionamento.

As galerias e centros comerciais devem funcionar com 50% da ocupação, ou seja, 1 (uma) pessoa por 14m²; shopping centers devem funcionar com ocupação 1 pessoa por 22 m²; bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, sorveterias, açaiterias podem funcionar sem restrição de dias e horários.

As academias poderão funcionar, conforme regras contidas em Portaria, com liberação das atividades aeróbicas e prática de pilates e similares para a população acima de 60 anos.

Para todos os estabelecimentos e serviços, é obrigatório o uso da máscara facial por clientes e funcionários, sob risco de multa.