Linhares confirma três casos da variante inglesa B.1.1.7 do Covid-19

A secretaria municipal de Saúde divulgou nesta quinta-feira (25) a confirmação de três casos da variante B.1.1.7, identificada no Reino Unido, em Linhares. O sequenciamento genômico do vírus foi feito pelo Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES).

Os pacientes confirmados são: dois homens com idades de 23 e 27 anos, e uma mulher de 37 anos. Um paciente é morador do bairro Santa Cruz e um da localidade de Baixo Quartel. Não foi informada a localidade do terceiro paciente.

“Linhares está atento a estes casos, alertando e orientando os profissionais que atuam na área da saúde, principalmente em relação a informações sobre procedência do paciente que busca os serviços de saúde.

São dados fundamentais e que devem constar na ficha de investigação epidemiológica da secretaria municipal de Saúde”, informou o secretário municipal de Saúde, Saulo Rodrigues Meirelles.

Assim que o paciente é identificado como vindo de áreas onde a variante está circulando deve ser encaminhado para coleta de amostras, que são feitas separadamente e enviadas ao Laboratório Central do Espírito Santo (Lacen-ES).

PREVENÇÃO – Além de orientar sobre a investigação, as equipes da secretaria municipal de Saúde também iniciaram a orientação sobre as medidas de prevenção e controle da disseminação da variante genética do SARS-CoV-2, indicando condutas a serem tomadas junto a pacientes sintomáticos, assintomáticos, hospitalizados com Síndrome Respiratória Aguda Grave, contatos domiciliares e contatos próximos.