Linhares: 21,5 mil pessoas ainda não retornaram para tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19

Apesar do avanço na vacinação e oferta de imunizante para toda a população vacinável, 21.500 pessoas ainda não compareceram às unidades de saúde para receber a segunda dose da vacina (D2) contra a Covid-19 em Linhares.

A informação foi divulgada no início da tarde desta sexta-feira (26) pela secretaria municipal de Saúde.

Na última terça (23), a Prefeitura de Linhares realizou um mutirão para intensificar a imunização. Na ocasião, cerca de 3 mil pessoas procuraram as salas de vacinação nas unidades e nos postos instalados nos ginásios do Interlagos II, Nova Esperança e Conceição.

Mesmo assim, o número de pessoas que precisam completar o ciclo vacinal, ou seja, registrar na carteira de vacinação a D2, é preocupante.

O secretário de Saúde, Saulo Meirelles, faz um apelo para que a população acima de 12 anos e com menos de 17 anos procurem as unidades de saúde para tomar a primeira dose e o público com mais de 18 anos tome a segunda dose (D2), e, posteriormente a dose de reforço (D3).

“Somente com a participação maciça das pessoas se vacinando, conseguiremos atingir os indicadores estabelecidos para garantir a proteção das pessoas e contribuir para que a região seja classificada como muito baixo risco, lembrou.

A prefeitura de Linhares oferece as doses D1, D2 e D3 em todas as 31 salas de vacinas das Unidades de Saúde dos bairros e do interior. O atendimento é de segunda a sexta, de 7 e meia da manhã às 16 horas, sem agendamento. As unidades dos bairros Planalto, Interlagos (Caic), e Bebedouro, têm horário estendido até às 8 da noite às segundas, terças e quartas.

Intervalos das vacinas

Vale reforçar os prazos para a aplicação da vacina entre a segunda e terceiras doses. Acima de 60 anos, o ciclo é de três meses. Abaixo de 60 anos e acima de 18 anos, o intervalo entre a segunda dose e a dose de reforço (D3) é de cinco meses.

As pessoas devem ficar atentas também aos ciclos da vacinação ente a primeira e segunda doses. A aplicação da segunda dose deve respeitar o intervalo recomendado pelo Ministério da Saúde. O imunizante Astrazeneca tem o ciclo de 56 dias; a Coronavac, 28 dias); e a Pfizer, ciclo de 56 dias).

Para receber a vacina, é preciso apresentar documento de identificação com foto, Cartão do SUS ou CPF. Os adolescentes precisam estar acompanhados dos pais ou responsável.

Números da vacinação em Linhares

Dados desta sexta (26) indicam que 95,17% da população vacinável acima de 12 anos já recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19 no município. O percentual acima de 18 anos chega a 97,13%. Os vacinados com a segunda dose alcançam 74,9%.

Até o momento, Linhares aplicou 249.132 doses da vacina contra a Covid-19. Primeira dose: 136.318 pessoas; segunda dose: 101.749 vacinados. As doses de reforço (D3) foram aplicadas em 16.610 pessoas.  A Secretaria de Saúde lembra que os números da dose única são considerados para primeira e segunda doses.

A população vacinável em Linhares (acima de 12 anos), é de 143.236 pessoas. A referência é fornecida pelo Ministério da Saúde.