Guardas municipais de Vila Velha e prefeito Arnaldinho homenageados em São Paulo

Cinco agentes da Guarda Municipal de Vila Velha, da especializada Ronda Ostensiva Municipal (ROMU), foram homenageados na Assembleia Legislativa de São Paulo com a Medalha PATAMO, por terem passado pelo curso de formação de Patrulhamento Tático Motorizado oferecido pela Guarda Civil de Embu das Artes.

Na mesma cerimônia, o prefeito de Vila Velha Arnaldinho Borgo foi único prefeito do país convidado e homenageado na cerimônia, sendo agraciado com a Medalha Brigadeiro Sampaio.

As honrarias foram entregues na noite desta segunda-feira (22), numa cerimônia voltada às forças de segurança municipais de várias cidades do Brasil. Vila Velha teve destaque devido ao desempenho dos integrantes da ROMU, que estiveram no curso no mês de maio deste ano.

As técnicas de operação avançadas que aprenderam no curso já estão a serviço da população de Vila Velha diariamente, e também foram importantes durante as instruções do II Curso de Patrulhamento Tático de ROMU, realizado pela Guarda de Vila Velha.

Os guardas que receberam medalhas são os GMs Willian, Ramon, Vendramini, Messias e Iuri.

Durante o pronunciamento, o prefeito Arnaldinho Borgo destacou uma série de melhorias que foram realizadas na Guarda, assim como investimentos em tecnologia, inovação, modernização de frota e capacitação com integração, que melhoraram o tempo de resposta da Guarda aos chamados dos moradores da cidade.

“Este ano já fizemos investimentos em melhoria de infraestrutura, recuperação de frota e compra ou aluguel de novas viaturas, que chegam até o fim do ano. Temos também a elaboração do projeto da Cidade da Guarda, um local com infraestrutura especialmente pensada para dar condições de trabalho aos profissionais da segurança.

Também investimos em tecnologia, com a implantação da Muralha Eletrônica e já fazendo os primeiros testes de videomonitoramento com reconhecimento facial. E já estamos preparados para abrir edital de concurso público com 60 vagas para novos guardas já em 2022”, anunciou o prefeito, lembrando que quem tiver vontade de se mudar para Vila Velha poderá ser guarda na cidade, que vai se tornar a mais segura do Espírito Santo.

O GM Vendramini falou da gratidão e honra por representar a instituição e sentir que a Guarda Municipal de Vila Velha tem sido valorizada, bem como cada um dos seus integrantes.

“Só pudemos chegar ao ponto de receber esta medalha pelo olhar da administração municipal e do comando da Guarda, que incentivaram e nos deram condições. Porém, mais do que a medalha e o reconhecimento individual, o que buscamos com o PATAMO foi conhecimento para repassar aos nossos colegas e compartilhar as melhores práticas”, explicou o guarda romuriano.

Além da Guarda Municipal de Vila Velha, havia mais de 150 guardas de instituições de todo o Brasil compartilhando o momento de reconhecimento.

A comitiva contou ainda com a presença do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, tenente-coronel Geovanio Silva Ribeiro e da Comandante da Guarda Municipal, Landa Marques. Ambos ressaltaram a importância das honrarias concedidas e a política de preparar e dar cada dia melhores condições de trabalho aos atores da segurança municipal.

“A Guarda já faz um trabalho fantástico em Vila Velha e tem o reconhecimento da população.

Esses cinco homenageados nesta cerimônia são, certamente, representantes dos 294 homens e mulheres que atuam diariamente na segurança pública de nossa cidade, se colocando como referência para o cidadão. Vamos trabalhar para que este atendimento seja cada vez melhor e o cidadão perceba isso com a diminuição da criminalidade”, comentou o tenente-coronel.