Exposição vai celebrar artista plástico linharense Luiz Natal nesta quinta-feira (12)

Nesta quinta-feira (12), a partir das 18 horas, o artista plástico linharense Luiz Natal que é considerado um dos maiores pintores primitivistas do Estado do Espírito Santo fará uma exposição com suas obras no restaurante LáRústico Gastrobar, localizado na Avenida Roberto Marinho, no bairro Palmital.

No local, as telas de Natal estarão à venda. A iniciativa da exposição foi do vereador Roque Chile e ganhou o apoio da Prefeitura de Linhares, por meio da secretaria municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer.

Com o tema “Superação” a exposição contará com várias obras inéditas como ‘Surfando’; ‘Flores Mulher’; ‘Hoje tem Festa na Vila’; ‘Janela’; ‘Mulher e Peixe’; ‘Mesa de Cacau’; ‘ Sol Poente’; entre outras obras que, por meio da arte naif, aquela com traços inocentes, contam a história e a cultura de Linhares.  A exposição é aberta ao público e seguirá todos os protocolos em decorrência da pandemia.

Natal é um dos poucos artistas linharenses que vivem exclusivamente da comercialização de sua arte, que são reconhecidas nacional e internacionalmente. O artista é um expoente de Nice Avanza, a maior pintora primitivista do Espírito Santo.

“Todo valor arrecadado na exposição será investido para reformar o ateliê do artista localizado na Vila de Regência. Nosso objetivo é garantir que o artista continue desenvolvendo seu talentoso trabalho no município.

Além disso, a exposição contribuirá para despertar em outros pintores o interesse pela cultura”, pontuou a artista plástica Renata Apolinario que é uma das organizadoras do evento.

O secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Fabrício Lopes, destaca que a exposição será de extrema importância para valorizar e divulgar o trabalho do artista. “Por meio da exposição, muitas pessoas terão a oportunidade de conhecer o trabalho do Luiz Natal que é uma grande referência da pintura primitivista no Estado. O evento também servirá de apoio ao artista para minimizar as dificuldades provocadas pela pandemia”, destacou o secretário.

Sobre o artista

Nascido em Linhares, Luiz Natal de Souza iniciou seu caminho na pintura na década de 70. A Vila de Regência foi o local que o artista escolheu para montar seu ateliê e desenvolver sua pesquisa em arte naif.

Na Casa de Natal situada a Rua Congo de São Benedito s/n, a produção da cultura capixaba assim como o Rio Doce que desagua no mar é perene e constante.

Um senhor de 69 anos, apesar de todas as barreiras, pinta o cotidiano de seu lugar. As obras são expostas na varanda de sua casa onde funciona seu ateliê de pintura.