Eleições 2022: Ensaios Gerais

No horizonte já próximo, vislumbramos as movimentações de vários atores, que irão desempenhar o papel de maior ou menor importância no Teatro Eleitoral de 2022.

Entre protagonistas e coadjuvantes, todos, sem exceção, fazem de tudo para chamar a atenção do grande público.

A plateia como sempre, desempenhará a função de Expectador e Diretor de Elenco (quem faz a escolha dos artistas para cada papel), além de Critico Artístico (que faz a avalição do filme, peça ou novela. Emitindo com autoridade, se o desempenho dos artistas foram bons, ruins ou despreziveis).

E neste contexto cinematográfico, onde todos se misturam em uma grande peça teatral, hora os protagonistas tem maior importância, hora o público, hora o diretor, e assim, cena a cena, vamos assistindo o desenrolar de cada capítulo, que tem dia e hora marcada para terminar.

Os ensaios andam a todo vapor, as escolhas e trocas de figurinos são um quebra-cabeça a parte.

Uma hora o candidato se veste de Esquerda, outra de Direta e depois de Centro, confundido o telespectador “eleitor”, de qual é realmente o papel de cada um.

Nessa telenovela ao vivo e a cores, a teledramaturgia se mistura com a vida real. Os telespectadores ficam com olhos e ouvidos atentos a cada cena.

A cada dia, a respiração fica mais ofegante, o coração dispara e se acalma.

Para os operários que laboram nos bastidores, presidentes partidários, secretários e delegados de partidos, lideranças políticas, o trabalho de apresentar o melhor time de atores, com o melhor enredo já se iniciou um dia após o fim da última eleição, que aconteceu em 15 de novembro de 2020.

Para eles, não tem folga nem feriado, aliás, são nas folgas, finais de semana e feriados que os trabalhos aumentam o ritmo.

Então vamos lá: Nesta teledramaturgia da vida real, quem são os atores que estão postulando o papel principal?

Lembrando que no ano que vem, 2022, vamos escolher Presidente, Governadores, Senadores, Deputados Estaduais e Federais.

No Espirito Santo, os capixabas vão escolher 30 Deputados Estaduais, 10 Federais, 1 Senador e 1 Governador.

Isso para se tratando de uma escolha que foro íntimo Capixaba, por que ainda teremos que votar para Presidente.

No próximo artigo, vamos nomear ou levantar hipóteses de quem pretende disputar o quê e quem está mais dedicado aos ensaios para conquistar a preferência do grande público.

Primeiro ato, (02) de outubro, primeiro domingo do mês.

Segundo ato e última cena, (30) de outubro, onde baixam-se as cortinas e ouviremos aplausos de alguns, críticas e protestos de outros, dependendo do final e da expectativa de cada um do filme.

 

Ronaldo Almeida, Consultor Político