Ele conseguiu

Como podemos medir a força de vontade de uma pessoa?

O que motiva jovens que não recebem apoio de ninguém e muitas vezes até são criticados por seus ideais a não desistirem?

Foi isso que nós do Radar Capixaba, perguntamos ao estudante de Direito de Linhares Jhonathan Pafes.

Para quem não conhece a história do Jhonathan, vamos fazer um breve resumo. Ele é um jovem simples, morador de um bairro da periferia de Linhares, (ele mora no bairro Planato), enfrenta todas as dificuldades de jovens da sua idade e que não tem mordomias e nem recursos financeiros por parte da família.

Mas isso não tem sido motivo de impedimento para exercer sua cidadania, e sempre que pode, lá está ele  participando de manifestações, de movimentos populares ou estudantis, cobrando das autoridades maior atenção para a cidade de Linhares e as necessidades básicas e prioritárias da população.

E foi com essa determinação e por acreditar que ficar apenas reclamando ou fazendo postagens nas redes sociais não era suficiente para mudar as coisas que ele não concorda, que ele começou sozinho uma peregrinação por toda a cidade, visitando empresários, políticos, parentes e amigos e informando nas suas redes sociais que estava precisando de ajuda para instalar um outdoor, em apoio a ao Pacote Anticrime do Ministro da Justiça Sergio Moro.

Esse movimento tem ganhado força em todo o Brasil, com pessoas e entidades que apoiam a prisão em segunda instância. A mobilização ganhou mais força, após o Supremo Tribunal Federal (STF), votar contra a prisão de segunda instância e mandar paras ruas milhares de criminosos, desde estupradores, traficantes, assassinos e condenados por corrupção, como o ex-presidente Lula e o ex-ministro do (PT) José Dirceu.

Radar Capixaba: Por que você tomou essa inciativa?

Jhonathan Pafes: Achei que tinha que fazer alguma coisa além de só ficar reclamando, então tive a ideia do outdoor.

Radar Capixaba: Conseguiu muito apoio?

Jhonathan Pafes: Infelizmente não, no inicio foi muito difícil, cheguei a pensar em desistir, moro longe do centro da cidade, faço estágio e estudo, então nas horava vagas e nos finais de semana, ficava indo atrás das pessoas, mandando mensagens, visitando amigos, parentes e empresas, mas a maioria ou não acreditava que ia dar certo ou não quiseram colaborar.

Radar Capixaba: E hoje, vendo que conseguiu realizar seu objetivo, como se sente?

Jhonathan Pafes: Estou muito feliz, tinha a intenção de colocar só um outdoor, mas depois que a matéria saiu no Radar Capixaba, começaram aparecer mais apoiadores, no final conseguimos instalar dois outdoor, então estou muito feliz.

Radar Capixaba: E agora tem mais alguma meta a ser batida?

Jhonathan Pafes: Tenho várias, mas com essa aprendi uma lição, no inicio eu percebia que as pessoas não estavam me levando a sério, pareciam que não acreditavam que eu conseguiria, se eu tivesse dado ouvidos a elas não teria conseguido, então independe das pessoas acreditarem em mim ou não eu sempre vou perseguir meus sonhos e meus objetivos, foi isso que eu aprendi.

Jhonathan, arrecadou doações para instalar dois outdoor, um ficou no centro de Linhares e outro as margens da BR 110.

Independente de ideologias partidárias, visões ou pensamentos diferentes sobre a Prisão em Segunda Instância, o que fica de exemplo para todos nós e principalmente para jovens como o Jhonathan, é nunca desistir dos seus sonhos, não importa o tamanho ou as dificuldades que tenha que enfrentar.

“Agradeço a todos que me ajudaram e que acreditaram em mim, muito obrigado”, finalizou o estudante Jhonatan.