Da Vitória defende estadualização da BR-484 durante encontro com prefeitos

Em reunião realizada em Itarana, na última sexta-feira (16/07), que também contou com a representação de prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de Itaguaçu, Laranja da Terra, Afonso Cláudio e Domingos Martins, o deputado federal Da Vitória, coordenador da bancada federal capixaba, defendeu a estadualização da BR-484, que liga Itarana a Afonso Cláudio. Os deputados estaduais Adilson Espíndula e Dary Pagung também participaram.

A reunião contou com a presença dos prefeitos Vander Patrício (Itarana), Josafá Storch (Laranja da Terra), Luciano Pimenta (Afonso Cláudio), Wanzete Kruger (Domingos Martins) e a vice-prefeita de Itaguaçu Ana Brígida, além do superintendente substituto do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) no Espírito Santo, Humberto Vasconcellos, do diretor regional do órgão em Colatina, Bruno Moraes, e autoridades locais. O parlamentar recebeu um documento formalizando a solicitação de apoio nesta articulação.

“Esta é uma obra muito esperada por todos os municípios por onde passa a BR-484, de Colatina até Afonso Cláudio, passando por todas essas cidades e chegando até a BR-262. Recebemos dos prefeitos o pedido para que possamos estadualizar. Sabemos que o Governo Federal tem um orçamento limitado para que possa atender a todas as rodovias federais no País.

No diálogo com o governador Renato Casagrande, junto dos deputados estaduais que estiveram conosco, e com o governo federal, vamos pedir para que seja concedida a estrada para o Estado e, posteriormente, que o Governo do Estado possa realizar essa obra.

Mas desde já, o DNIT confirmou que está disponibilizado R$ 7 milhões para que durante todo esse procedimento burocrático de estadualização possam ser feitos os reparos e a manutenção necessária para melhorar a trafegabilidade melhor da BR-484”, destacou o deputado federal Da Vitória, coordenador da bancada federal capixaba.

No documento entregue ao deputado Da Vitória, os prefeitos ressaltaram que o trecho da BR-484 entre Rizzi, distrito de Itarana, e Serra Pelada, em Afonso Cláudio, ainda não possui pavimentação asfáltica, o que dificulta a trafegabilidade durante o período de chuva.

“A estadualização da BR-484 é de suma importância para o desenvolvimento da região tornando um elo para o turismo e para o escoamento da produção agrícola”, ressaltaram os prefeitos no documento.

E concluíram: “Solicitamos ao senhor líder da bancada capixaba que seja o elo entre o Governo Federal e o Governo do Estado para a viabilidade da estadualização da rodovia federal BR-484 e seu asfaltamento ligando o município de Itarana a Serra Pelada, em Afonso Cláudio”.