Corujão Rosa: preventivo, mamografia e sessões de fisioterapia na Serra

Estamos a dois dias para outubro começar. O novo mês é rosa, a cor que faz um alerta não só para as mulheres como, também, para toda a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e de colo do útero.

Sempre atenta e envolvida às questões ligadas à saúde e bem-estar dos munícipes, a Prefeitura da Serra prepara ações gratuitas, que serão realizadas ao longo do mês. A começar pelo “Corujão Rosa”, uma edição especial do “Corujão de Fisioterapia”, um programa de atenção especializada em parceria com a Multivix-Serra, que acontece na Unidade Regional de Feu Rosa.

A versão especial do projeto será na sexta (1º), das 19 às 21 horas, voltado especialmente para as mulheres.

O serviço, que dessa vez não será porta aberta, vai realizar 30 exames preventivos, 40 orientações nutricionais, 40 consultas com fisioterapeutas, isso sem contar com a aferição de sinais vitais e teste glicemia capilar. Os serviços serão prestados pelas equipes de saúde do município e pelos alunos do 7º e 8º períodos dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Fisioterapia da faculdade, que estarão acompanhados pelos seus preceptores.

As pacientes já vão chegar à Unidade de Saúde com as consultas marcadas, através da regulação de vagas da Secretaria de Saúde da Serra. Quem já tiver exames bioquímicos ou mesmo de imagem em mãos, deve levá-los. E não se esqueçam do documento de identificação com foto, CPF ou cartão do SUS.

Após a consulta com o fisioterapeuta, o paciente será encaminhado para o tratamento adequado para cada caso com direito a 10 sessões, inicialmente.

Mamografia

Para deixar a edição para as mulheres ainda mais especial, a Saúde da Serra vai oferecer, ainda, mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, como preconiza o Ministério da Saúde. Nesse caso, o agendamento vai acontecer na unidade.

Próxima edição

E já está marcado o próximo “Corujão da Fisioterapia”! Será no dia 05 de outubro, também das 19 às 21 horas, na Unidade Regional de Feu Rosa.

As regras seguem as mesmas: caso você tenha alguma demanda de fisioterapia ou nutrição, procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa. Na Serra é assim, as Unidades de Saúde são sempre o primeiro contato com os serviços que a prefeitura oferece.