Central de Videomonitoramento registra mais de 770 ocorrências em Linhares no ano de 2021

A Central de Videomonitoramento da Prefeitura de Linhares registrou 778 ocorrências em Linhares, entre os meses de janeiro a dezembro deste ano. Segundo o levantamento realizado na sexta-feira, dia 10, entre as principais ocorrências estão abordagem de suspeitos, agressão, acidente de trânsito, tráfico de entorpecentes, furto e roubo, entre outras.

Das ocorrências registradas, 260 pessoas foram abordadas pelo direcionamento e/ou observação na Central, resultando no encaminhamento às autoridades competentes. Destas abordagens, foram visualizadas 31 pessoas sendo conduzidas pelas forças de segurança.

Ainda, foram registrados 124 acidentes de trânsito, entre atropelamento e colisão; 16 ocorrências de tráfico de entorpecente e suspeita de tráfico; 7 casos de furto/roubo/assalto; 1 tentativa de homicídio; e 2 homicídios consumados.

Também foram atendidos 80 pedidos de análises de imagens e fornecimento das mesmas. “Pedidos esses feitos por diversos órgãos de segurança competentes, os quais passaram a ser prova e/ou instrumento embasador para as investigações”, diz o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Coronel Jones Mattos.

Conforme o secretário, o trabalho da Central de Videomonitoramento contribui nas ações desenvolvidas pelas forças de segurança no município. “Isso é evidenciado nos dados registrados de janeiro até o momento. A Central, além de potencializar o trabalho de patrulhamento, também possibilita a identificação mais célere das demandas de outras áreas, como trânsito, serviços e gestão estratégica”, aponta Coronel Jones Mattos.

Central de Videomonitoramento

Ao todo são 42 câmeras distribuídas estrategicamente entre a sede e o interior do município, com funcionamento 24 horas sob a vigilância de agentes da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho de monitoramento é contínuo e contribui para a resolução de crimes no município.

As câmeras, operadas por 23 servidores municipais, giram em 360º na horizontal e em 90º na vertical, o que permite ao operador ver tudo o que acontece na região em que a câmera está instalada, em um campo de visão que alcança 600 metros de distância.

Além do registro das imagens, qualquer caso que configure possibilidade de crime, como arrombamento, assalto, furto ou situação de risco à população também pode ser comunicado aos agentes da GCM pelo telefone 153, para que as equipes possam ser enviadas ao local.