Artesãs de Vitória realizaram o pré-lançamento de coleção de roupas

As artesãs do projeto “Fazendo Arte” expuseram suas peças na Feira de Natal do Shopping Vitória, do último sábado (20), até esta terça-feira (23). A exposição contou com peças únicas, produzidas pelas artesãs e marcou o pré-lançamento da coleção “Âmago – a natureza que habita em mim”.

O Projeto Fazendo Arte é desenvolvido pelo Instituto Bem Brasil, com subsídio da Prefeitura de Vitória, captado por meio do Edital de Chamamento Público do Fundo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor. O Edital foi lançado pela Secretaria Municipal de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid), sob a gestão da Gerência de Qualificação do Trabalhador.

O objetivo é realizar ações de qualificação e fomento à inovação e empreendedorismo que contribuam para a formação de mulheres do Território do Centro de Vitória, enquanto empreendedoras locais, para promover o desenvolvimento de relações de consumo mais seguras, inclusivas e sustentáveis, tanto para estas mulheres como para os consumidores.

Fazendo Arte

O “Fazendo Arte” tem o público voltado para mulheres a partir de 15 anos, residentes do Território Centro de Vitória.

As artesãs produzem peças únicas e inovadoras em crochê, macramê, vestuários, acessórios e decoração. Os exemplares como calças e kimonos são feitos com tecidos nobres e praticam a arte do shibori, uma técnica de tingimento manual japonesa, utilizando matérias da natureza como a casca da cebola, urucum, uva e outros elementos naturais.

A partir das oficinas e palestras ministradas foi criado um grupo produtivo e, em seguida, a marca “Guananira”, o que possibilitou a comercialização dos exemplares produzidos e o fomento ao empreendedorismo feminino.

A primeira coleção feita pelas mulheres foi “Raízes” em que foi trabalhado com as artesãs suas origens e desafios da infância.

A próxima coleção que teve o pré-lançamento na Feira de Natal do Shopping Vitória, será lançada em dezembro pelo Instagram da marca @guananira.es.

Vale ressaltar que as produções podem ser encontradas na loja Casulo Showroom Atelier, na Rua Gama Rosa, no Centro de Vitória. Além disso, é possível também, fazer encomendas das peças no Instagram da marca.

Determinação

A coordenadora de formação profissional da Semcid, Fabiana Oliveira, relata que após a realização do evento é possível identificar que as mulheres participantes estão mais seguras, atentas na qualidade e sustentabilidade dos produtos, com conhecimento, foco, entusiasmo e determinação.

“Vejo com muita alegria a concretização dos objetivos e metas e a consolidação das ações propostas que vem acontecendo no caminhar do projeto. A busca pela expansão da comercialização tem sido fundamental.

Para mim, o grande diferencial deste projeto é o conceito das peças produzidas: peças originais, únicas, exclusivas, confeccionadas a partir da história de cada artesã utilizando técnicas e materiais sustentáveis, além do primor da qualidade”, comenta Fabiana.