Último final de semana do Manguinhos Gourmet terá ação de limpeza das praias

27-09-2019   Redação Imprimir

A 14ª edição do Manguinhos Gourmet se despede neste final de semana, dias 28 e 29 de setembro, com mais um sábado e domingo totalmente dedicados às receitas especiais preparadas pelos restaurantes da região. Porém, se no Polo Gastronômico de Manguinhos a protagonista será a comida, nas praias do charmoso bairro uma ação de limpeza promete levar conscientização e cuidado com o Meio Ambiente.

 

A ação será realizada no sábado, 28 de setembro, e é organizada pela Associação Comercial do Balneário de Manguinhos, também responsável pelo festival gastronômico. O local de encontro dos voluntários que participarão da limpeza será o restaurante Maresia’s, localizado em um dos extremos da Praia de Manguinhos, e o horário de realização, de 08 às 11 horas.

 

O objetivo do “Manguinhos Gourmet Limpeza de Praia”, como é chamado o evento, é o de recolher todos os lixos que são jogados nas areias do balneário como bitucas de cigarro, canudinhos, latas, embalagens de comida, entre outros. Para a proteção de todos os voluntários, a recomendação é a utilização de luvas, pois podem haver itens cortantes como vidros, seringas, entre outros.

 

A iniciativa é aberta para todos que tenham interesse em contribuir com a limpeza da praia e influenciada por grandes iniciativas internacionais que acontecem neste mês. Uma é realizada pela ONG norte-americana, “The Ocean Conservancy”, que desde 1986 vem promovendo em todo o planeta o Dia Mundial de Limpeza de Praia (International Coastal Cleanup Day). E outra grande iniciativa é da ONU Meio Ambiente, com a campanha “Mares Limpos”, que tem inspirado governos, empresas e cidadãos a se engajarem na luta contra os plásticos descartáveis, que ameaçam a saúde dos oceanos, da vida marinha e dos próprios seres humanos.

 

Manguinhos Gourmet

 

Com o tema “Interação, gastronomia, gente antenada, descolada e a cultura da paz”, o Manguinhos Gourmet ofertará, neste final de semana, dias 28 e 29 de setembro, mais uma vez, uma grande variedade de menus degustação. As opções são servidas na rua ou nos quintais dos estabelecimentos, sem a necessidade de ocupar uma mesa no restaurante: basta chegar e solicitar a opção desejada, com preços acessíveis. A degustação de entrada ou de sobremesa custa R$ 15,00 e a degustação do prato principal custa R$ 20,00. Para melhor comodidade dos visitantes, caso tenha o interesse em permanecer em apenas um local, também existe a opção de apreciar as versões do cardápio, com preços variados, de acordo com cada restaurante participante. Se preferir, também pode optar pelas duas alternativas.

 

Como opção de lazer, os participantes podem passear pelas ruas bucólicas de Manguinhos, seja a pé, de bicicleta ou utilizando a “Jardineira Gourmet”, que circula, de forma gratuita, durante o horário do evento. Além disso, um guia especializado acompanha todo o trajeto deste passeio cultural e gastronômico, explicando a história do festival, os pratos, apontando os restaurantes e demais estabelecimentos participantes, além das raízes culturais do balneário.

 

Este ano, como novidade, o Manguinhos Gourmet conta com um espaço voltado para a D’Manguinhos, uma feira de arte e artesanato inédita. No mesmo local, incentivando as famílias a frequentarem com seus filhos, há um espaço kid’s onde as crianças são recebidas com brincadeiras, tendas de doces, cultivo afetivo, artes e exposição, desfiles de moda infantil, gastronomia infantil, lojinhas, congo, capoeira infantil e muito mais.

 

O evento conta, ainda, com uma exposição de artes dos trabalhos inéditos de Jorge Solé, Aurea Brandão, Nildete, Laerte, Denise Alvim (mosaicos), entre outros artistas da região.

 

14º Manguinhos Gourmet

 

Datas: 28 e 29 de setembro

Horário: de 12 às 17 horas