Mês de setembro celebra a luta e direito das pessoas com necessidade especiais

06-09-2019   Redação Imprimir

Neste mês de setembro são celebradas quatro datas importantes na luta pelos direitos das pessoas com deficiência: Dia Mundial das Línguas de Sinais (10/09), Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21/09), Dia Nacional do Surdo (26/09) e Dia Internacional do Surdo (30/09).

 

A Secretaria Municipal de Educação, por meio do setor de Educação Especial, promoverá uma caminhada, um seminário, piquenique e plantio de árvores para lembrar as datas, conscientizar e convidar a população a participar do processo de inclusão desse público.

 

A programação começa no dia 11 de setembro, com uma visita das crianças surdas da rede municipal ao Centro de Atendimento aos Surdos (CAS), em Vitória, onde participarão de palestras, gincana e assistirão um curta-metragem criado por surdos de Vitória. No dia 19, às 8 horas, acontece um café da manhã organizado pela Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil).

 

No mesmo dia, às 19h, iniciará uma formação continuada direcionada aos pais dos estudantes autistas da rede municipal, momento em que serão abordados o conceito, as possíveis causas, como lidar com as especificidades, orientações pedagógicas, direitos e deveres, além de dinâmicas que cuidam do aspecto emocional dos pais.

 

No dia 20, acontece a 6ª Caminhada da Inclusão, que tem como tema este “INCLUSÃO não é favor, é um DIREITO”. A concentração será às 8h30, em frente à CEEFMTI Bartouvino Costa, no Centro.

 

O percurso tem início às 9h, saindo do estacionamento da escola, percorrendo a avenida Monsenhor Pedrinha até a antiga Câmara de Vereadores. Os participantes vão passar pela rua Augusto Calmon, retornando pela avenida Capitão José Maria até a Praça dos Correios, retornando à escola. A sugestão é de que todos estejam trajando calça jeans e camiseta branca.

 

No dia 21, às 8h, um grupo de crianças com deficiência da rede municipal e demais membros da comunidade se reunirão em frente à Unidade de Saúde do bairro Jardim Laguna, de onde sairão para plantar árvores em locais previamente indicados por membros da comunidade, com orientações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

 

A partir das 9h, a Adefil fará uma panfletagem no centro da cidade e no interior dos ônibus que circulam em Linhares. O objetivo é chamar a atenção da comunidade sobre a conscientização dos direitos da pessoa com deficiência.

 

“Já se passaram 10 anos da lei da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva de uma Educação Inclusiva e muitas pessoas ainda desconhecem os direitos e especificidades das pessoas com deficiência. Esses eventos, ora planejados pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com outros setores municipais, são anualmente organizados com o intuito de aproximar a comunidade linharense dessas informações, para que tomem consciência, e assim, respeitarem os direitos adquiridos por esses cidadãos”, pontuou a pedagoga da Divisão de Educação Especial, Jaqueline Aparecida Alves Duque.

 

Já no dia 27 de setembro será realizado o “Seminário Municipal – Educação Especial: Ontem, Hoje e Amanhã”, no auditório da UAB, no bairro BNH, das 19h às 21h30.

 

A professora, doutora Marileide Gonçalves França, componente do colegiado do Fórum de Gestores de Educação Especial do Espírito Santo do Grupo de Pesquisa-ação e Gestão em Educação Especial (GRUFOPEES) da Ufes, ministrará a palestra. As inscrições são limitadas e os interessados em participar do seminário podem se inscrever pelo endereço eletrônico  linhares.sisp.com.br.

 

A programação finaliza no dia 29, em um domingo, com um piquenique na Praça 22 de Agosto, para toda família. O encontro começa às 13h, com oficinas de Libras, pintura de rosto, jogos, brincadeiras e outras atrações.

 

Confira o cronograma de atividades:

 

11 de setembro

 

Visita das crianças surdas da rede municipal ao Centro de Atendimento aos Surdos (CAS), em Vitória;

 

19 de setembro

 

8h: Café da manhã organizado pela Associação dos Deficientes de Linhares (Adefil);

19h: Início da formação continuada direcionada os pais das crianças altistas da rede municipal.

 

20 de setembro

 

8h30: 6ª Caminhada da Inclusão, com o tema “Inclusão não é favor, é um direito”.

 

21 de setembro

 

8h: Plantio de árvores no bairro Jardim Laguna, com um grupo de crianças com deficiência da rede municipal e demais membros da comunidade;

9h: Panfletagem da Adefil no centro da cidade e no interior dos ônibus que circulam na em Linhares.

 

27 de setembro

 

19h: “Seminário Municipal – Educação Especial: Ontem, Hoje e Amanhã”, no auditório da UAB, no bairro BNH.

 

29 de setembro

 

13h: Piquenique na Praça 22 de Agosto, para toda família.