18ª Feincartes vai até o domingo (18)

13-08-2019   Redação Imprimir

O capixaba tem até o próximo domingo, 18 de agosto, para conferir artigos de diversos países do mundo na 18ª edição da Feincartes – Feira de Artesanato e Decoração do Espírito Santo. O evento começou na última sexta-feira, 09, e está sendo realizado no estacionamento do Centro de Artes da Ufes, ao lado do Teatro Universitário.



 

Com cerca de 100 expositores e mais de 50 mil produtos em exposição, a Feincartes é uma das principais feiras do Espírito Santo. No evento, o visitante tem a oportunidade de fazer uma viagem pelo mundo, conhecendo diversas culturas a partir dos produtos que se encontram à venda. Dentre os países participantes desta edição estão Senegal, África do Sul, Japão, Egito, Indonésia, Peru, Turquia, Índia, entre outros. Também estão presentes artesãos de mais de dez Estados brasileiros.

 



Desde a abertura do evento, diversas pessoas já passaram pelas instalações, que ocupam uma área de 2,5mil metros quadrados. Por lá, eles puderam conhecer as novidades da feira como o estande do Paquistão, país de cultura árabe localizado no sul da Ásia, que montou um espaço recheado de peças de decoração ricas em detalhes - característica principal dos produtos produzidos por lá. Além desse, a Colômbia também está representada na feira: os autênticos e famosos chapéus Panamá, que viraram moda neste ano, podem ser adquiridos no stand ao lado de bolsas, sapatos, entre outros.

 

Além das novidades, a edição deste ano traz de volta alguns produtos que fizeram sucesso na edição passada. Além de itens exóticos, comercializados exclusivamente na feira, os famosos pasteis de belém do estande de doces portugueses, que participa da feira desde a sua criação, também estão presentes. Outro destaque é o designer de calçados Jailson Marcos, que traz suas criações que vestem artistas como Carlinhos Brown, padrinho da marca.

 

Oficinas

 

Um dos destaques da 18ª Feincartes, além dos stands com países de todo o mundo, são as oficinas que acontecem ao longo de toda a duração do evento. Uma delas é a promovida pelo grupo Bordados de Ouro Preto, gratuitas e ministradas duas vezes ao dia.

 

Além do grupo mineiro, um dos principais artistas do Espírito Santo também tem marcado presença na feira. Trata-se de Domingos Teixeira Marques, Mestre de Artesanato de Congo e mateiro florestal, discípulo do Mestre Antônio Rosa. Ele tem feito, ao vivo, a produção dos instrumentos que compõem uma das expressões artísticas mais antigas do Estado. Será um momento único para aprender como funciona a confecção da Casaca, do Reco-reco, etc.

 

A feira está aberta para visitação de 15 às 22 horas, todos os dias. O valor da entrada é R$ 8,00. Crianças de até 12 anos são isentas da cobrança do ingresso e idosos com mais de 60 anos pagam meia-entrada. Estacionamento gratuito.


18ª FEINCARTES - Feira Internacional de Artesanato e Decoração

 

Data: de 09 a 18 de agosto

Horário: Todos os dias das 15 às 22 horas

Local: Estacionamento do Centro de Artes da Ufes

Ingresso: R$ 8,00. Pessoas com 60 anos ou mais pagam meia, crianças com até 12 anos e acompanhadas são isentas

Estacionamento: gratuito.