Empresas terão acesso a linhas de inovação do Bandes no MecShow 2019

05-08-2019   Redação Imprimir

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes) participa, a partir da próxima terça-feira (06), da 12ª Feira da Metalmecânica, Energia e Automação (MecShow 2019), que será realizada até a quinta-feira (8), no Pavilhão de Carapina, na Serra. Representantes do banco integram a equipe da “Ilha da Inovação”.

 

O Bandes estará presente nos três dias do evento junto à cadeia produtiva do setor metalomecânico e disponibiliza atendimento a empresários que pretendem adquirir insumos e maquinário ou ampliar e modernizar suas instalações. Os empreendedores poderão ter acesso às linhas de financiamento destinadas ao setor, aos programas de fomento e incentivos destinados à indústria metalomecânica.

 

Ilha da Inovação

 

A “Ilha da Inovação” é um espaço voltado para a discussão e o fomento à inovação. No MecShow 2019, o ambiente traz exemplos das novas formas e modelos de trabalho que estão transformando a indústria no mundo, exposição de protótipos e simuladores interativos, além de startups do setor que contam com projetos ligados à pesquisa e desenvolvimento de produtos e soluções inovadoras para o segmento metalmecânico.

 

Os representantes do Bandes estarão presentes das 15h às 21h no setor de tema “Exposição de Tecnologias”. Participam da programação, o diretor-presidente do Bandes, Maurício Cézar Duque; o diretor de Operações e Negócios, Everaldo Colodetti; o diretor de Negócios, Luiz Fernando Castro de Mello Leitão; o gerente comercial de relacionamento, Miguel Arreguy Porcaro; e o gerente de negócio, Mario Augusto Jantorno.

 

Encontro de crédito

 

Para facilitar o acesso às linhas de crédito do banco, o Bandes também participa do “Encontro de crédito”, momento da programação destinado à apresentação de produtos destinados ao setor metalomecânico. Instituições financeiras do Espírito Santo disponibilizam o atendimento na terça-feira (06), das 19h30 às 21h.

 

Crédito para Indústria

 

O Bandes disponibiliza aos empreendedores capixabas uma variedade de soluções de fomento que possibilita o desenvolvimento das empresas como, por exemplo, a linha Indústria 4.0 e o Fundo de Investimento em Participações (FIP).

Indústria 4.0

 

O Programa Indústria 4.0 pretende tornar o conceito em uma realidade para as empresas capixabas, facilitando as "fábricas inteligentes". O Bandes oferece soluções para as empresas investirem em tecnologias emergentes de TI e automação industrial, com intensa digitalização de informações e comunicação direta entre sistemas, máquinas, produtos e pessoas.

 

Empresas sediadas no Estado e com atestado de enquadramento emitido pela Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) podem utilizar os recursos do programa para: investimento em infraestrutura; aquisição de máquinas, equipamentos e componentes eletrônicos importados, inclusive, as despesas de importação; transferência, licenciamento e absorção de tecnologias; avaliação/certificação, treinamento; e consultoria e despesas relacionadas a patentes e de propriedade intelectual.

 

Condições operacionais



Taxa de juros: a partir da Selic + 3% ao ano

Prazo total de até 120 meses.

Carência de até 24 meses.

Valor máximo: até R$ 1 milhão.

IOF: Isento

 

Fundo de Investimento em Participações – FIP

 

O banco participa da construção de soluções estratégicas para o desenvolvimento do Espírito Santo e para isso, apoia a inovação e a competitividade das empresas, viabilizando mecanismos especiais de capital de risco, por meio dos fundos de investimentos em participações (FIPs).

 

Esse tipo de investimento é uma modalidade de apoio distinta do crédito tradicional, na qual uma empresa gestora do Fundo identifica o potencial de crescimento de um negócio e adquire um percentual de suas ações. Ou seja, o Fundo prospecta empresas e entra como sócio acionista por um período determinado.

 

O Fundo, como acionista, traz experiência e boas práticas que apoiam a gestão e a governança da empresa. Assim, com o tempo, a empresa ganha expertise e resultados.

 

Serviço

 

MecShow - Ilha da Inovação 2019

Data: 06, 07 e 08/08

Local: Pavilhão de Carapina

Mais informações: www.mecshow.com.br