Durante Assembleia na Amunes, prefeitos firmam parcerias pelo desenvolvimento de municípios

31-05-2019   Redação Imprimir

Nesta quinta-feira (30) aconteceu uma Assembleia Extraordinária na sede da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), em Vitória. Durante o evento, prefeitos de vários municípios capixabas, além de entidades ligadas à administração pública, firmaram alguns atos que vão fortalecer municípios do interior do estado.

O evento contou com a presença do governador Renato Casagrande, que, em parceria com o Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), lançou o Programa Bandes de Investimento nos Municípios do Espírito Santo (Procidades). O programa é uma alternativa para as prefeituras manterem sua capacidade de investimento em serviços prestados à população.

Para o governador, a parceria contribuirá com a geração de empregos. 

“É bom que a gente compreenda que enfrentamos falta de oportunidades e vamos encontrá-las com parcerias, melhorando a infraestrutura, fazendo investimentos em educação, em formação profissional, em inovação. Hoje estamos assinando um instrumento para que os municípios possam ampliar seus investimentos. Serão R$ 200 milhões via Bandes até 2022. O município que tiver necessidade de uma obra estruturante importante pode acessar o banco”, garantiu.

Presente na reunião, o prefeito de Nova Venécia, Mário Sérgio Lubiana - Barrigueira, que é vice-presidente da Amunes, falou da importância da entidade para os municípios.

“Um momento muito importante onde nós, gestores, nos reunimos e interagimos com o propósito de trabalhar para levar melhorarias para nossos municípios, buscando parcerias para fortalecer cada região. Esse é o nosso papel na Amunes: unir forças e alavancar o desenvolvimento local. Hoje mesmo firmamos uma importante parceria junto ao Bandes e Governo do Estado, que é o programa Procidades, muito importante para a contribuição da geração de empregos, por meio de financiamento às prefeituras capixabas para o investimento em obras civis, aquisição de máquinas, equipamentos, tecnologias de informação e veículos”, afirmou.

Durante a solenidade, foi assinado também um protocolo de intenções, pela Amunes e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), para assessoramento técnico aos municípios na organização e planejamento das cidades com a implantação de ferramentas de gestão urbana, territorial e de políticas públicas municipais.