Adeilson Francisco: Eleições 2018, prévia de 2020

22-01-2018   Adeilson Francisco Imprimir

As eleições deste ano serão como preliminar de 2020, em várias cidades capixabas, algumas com mais intensidade.

 

Em Sooretama após rompimento entre a dupla vitoriosa nas eleições de 2016, Alessandro Broedel  - PSDB e Aguinaldo Machado que estava filiado ao PODEMOS. Machado se filiou ao REDE para disputar vaga na Assembleia buscando musculatura para enfrentar Alessandro em 2020 na disputa pela prefeitura de Sooretama. Machado foi o grande puxador de votos da dupla vitoriosa, após a posse foi abandonado pelo prefeito que não cumpriu acordos firmado na campanha.

 

Outra cidade que terá um embate direto visando 2020 é Aracruz, o atual presidente da câmara Alcantaro Filho – REDE irá disputar voto a voto com atual presidente da Assembleia Legislativa Erick Musso – MDB, Musso perdeu feio para o atual prefeito Jones Cavaglieri em 2016, com uma votação muito ruim, vendo o seu sonho de ser prefeito fracassado, e sua carreira política ladeira abaixo, ele foi alçado ao cargo de presidente da ALES por articulação de Paulo Hartung.

 

Já em São Mateus o embate será entre o segundo e o terceiro colocado das eleições de 2016, o deputado Freitas – PSB e o ex-deputado o radialista Carlinhos Lírio irão duelar por uma vaga na Ales, mas de olho em 2020, Lirio tem um programa mega popular numa rádio local e isso o fez bem votado na disputa pela prefeitura local. Já Freitas recebeu a marca da gestão de Amadeu Boroto e amargou a terceira colocação.

 

A cidade de Pinheiros será palco de uma velha disputa, mais uma vez Gildevan Fernandes vai enfrentar Antônio da Emater, assim como Gildevan, Antônio também já foi prefeito da cidade por dois mandatos, agora irão disputar uma vaga para Assembleia. E neste embate Gildevan já perdeu três vezes.

 

Na Serra o duelo entre Audifax e Vidigal não para, após perder de virada para o atual prefeito Vidigal trabalha para garantir mais uma mandato na Câmara Federal, mas nos bastidores comenta-se que ele poderá disputar vaga na Assembleia e colocar Suely Vidigal para disputar a vaga de federal, mas a vaidade dele é mesmo derrotar o candidato a federal de Audifax, que pode ser o vereador Guto Lorenzoni, essa briga política ainda vai durar longos anos.

 

Em Vila Velha o atual prefeito Max Filho vai assistir seus concorrentes duelarem: os ex-prefeitos Neucimar Fraga e Rodney Miranda estarão na disputa, Fraga para federal e Miranda para a ALES. Vila Velha sendo um dos maiores colégios eleitorais do estado, também terá muitos candidatos que irão para a disputa de olho na prefeitura canela verde.

 

Linhares, com o ex-prefeito Zé Carlos fora das últimas disputas, pode surgir novos nomes, a deputada Eliana Dadalto – PTC sonha com a prefeitura, porem precisa garantir a reeleição para a assembleia, ela vem trabalhando nos municípios do entorno de Linhares para cooptar votos, Rio Bananal, Jaguaré, Sooretama e Fundão onde participou apoiando o prefeito eleito em outubro passado.

 

Diversos nomes são ventilados no pleito de 2018, porem alguns buscam essa disputa visando de fato a disputa de 2020: Eliana, Sergio Pessoti, Luís Durão, Estafano Siloti, Lucas Scaramussa,  Jean Meneses, Dr° Carlos Almeida, Odilon Gava.

 

Esta será a última disputa pelo sistema de coligações, a matemática vai ser considerada a ferramenta importante para garantir as vagas tanto na Assembleia quanto na Câmara Federal.